segunda-feira, junho 04, 2007

Fim de mais uma novela mexicana???

Há algum tempo o meu computador andava travando e eu não conseguia descobrir exatamente o que era. Para desencadear um travamento bastava executar algo que exigisse um pouco mais do que o normal.

Percebi que várias vezes isso ocorria quando usava o Google Earth ou quando executava o beryl. Sendo assim, imaginei que fosse alguma instrução específica openGL chamada por esses softwares já que usava o driver proprietário da ATI (fglrx) e via de regra, esta peste sempre apresenta alguns bugs capazes de irritar qualquer monge tibetano. Um tempo depois tive a grata surpresa de descobrir que o driver livre para minha placa de vídeo (tenho uma radeon 9200SE) já está completamente funcional, com suporte a aceleração 3D. No entanto, feita a substituição dos drivers o problema persistia.

Eliminada a hipótese do driver de vídeo, parti para algo mais básico. Testei a RAM com o memtest.
Nada também. Pente de memória completamente integro.

Pensei no HD. Será que era algum setor defeituoso? Provoquei um travamento e depois procurei no log o que aconteceu. Apareceu uma mensagem enigmática lá: hda no DRQ after issuing MULTWRITE_EXT. Procurei no google, achei algumas coisas, inclusive um e-mail do Torvalds para a lista do kernel, mas nada que trouxesse uma luz. Então, fiquei com a hipótese do HD mesmo. Trabalhando nessa linha, comecei a mexer no meu hardware. Desliguei alguns dispositivos IDE, fiz alguns backups adicionais e peguei um HD emprestado.
Foi nesse momento que o inimaginável aconteceu. Pasmem, mesmo quando tirei o meu HD e coloquei o outro, o problema persistiu. Seria coisa do demo? Macumba contra a minha pessoa? [risos].

Parei um pouco, me lembrei que sou um engenheiro eletricista e que como um bom engenheiro deveria pensar em uma explicação razoável para tudo aquilo. Tentei ignorar o fato de que a casa onde moro não tem aterramento. Seria querer muito de uma casa com mais de 57 anos e sem grandes mudanças estruturais desde a sua construção. Foi aí que veio aquele belo insight, porque não checar os níveis de tensão da fonte??? Bingo, acertei em cheio. O problema estava lá, ou pelo menos esse é um dos problemas. Pesquisei um pouco sobre o assunto e encontrei os níveis aceitáveis:

FONTE: Gabriel Torres

Instalei no meu sistema um monitor para os sensores de tensão [lm_sensors + ksensors]. Vejam o que eu descobri:


Níveis bem abaixo dos aceitáveis. Poisé, espero que essa novela acabe depois da troca da fonte.
Em breve saberemos.

Nenhum comentário: